Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
GOKU BLACK E ZAMASU  (18-06-2017)
VEGETA E FAMILIA  (18-06-2017)
GOKU E FAMILIA  (18-06-2017)
ZEN OH   (18-06-2017)
DEUSES DA DESTRUIÇÃO   (18-06-2017)
Enquete DBZ
QUEM VOCÊ PREFERE?
CELL
MAJIN BOO
FREEZA
BILLLS
GOKU
VEGETA
TRUNKS
GOHAN
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe este Site...



Resultado de imagem para gif goku kid

 

 

 

 


Inspiração Bruce Lee
Inspiração Bruce Lee

Bruce Lee, o maior artista marcial de todos os tempos é idolatrado por milhões de pessoas em todo o mundo. Seus filmes revolucionaram o gênero nos cinemas e influenciou na criação de diversas obras-prima. Toriyama era jovem quando os filmes do dragão chinês lançaram e isso o marcou profundamente, a ponto de ele pegar emprestado várias ideias dos filmes de Lee e homenagear o seu artista marcial favorito.

Quando Toriyama assistiu ao filme Operação Dragão (Enter the Dragon), ele ficou tão impressionado e fascinado que passou dez dias seguidos indo ao cinema assistir. O filme lançado três semanas após a morte de Bruce Lee tornou-se uma referência para os filmes que viriam e influenciou nossa querida série em vários aspectos.

Após Operação Dragão, os filmes voltaram a ser aquelas coisas bizarras, com lutas nada reais e exagero chinês. Então Toriyama assistiu o filme O Mestre Invencível(Drunken Master), de Jackie Chan, e ficou vidrado. Assistiu o filme dezenas de vezes e então seu editor descobriu sua paixão por kung fu e sugeriu que Toriyama fizesse uma nova história. Disso, temos Dragon Ball!

Confiram as influências de Bruce Lee e seus filmes!

  

 

Inspiração #1: Vocês devem se perguntar por que vários filmes de luta tem o tradicional torneio de artes marciais. Eu revelo: todos são cópias ou pelo menos tentativas de cópias do filme Operação Dragão. O filme de Bruce Lee foi o que introduziu ao ocidente a idéia de um torneio de luta com combate real (antes só era realizado um “combate de mentira”, sem toques) e também introduziu à indústria cinematográfica a ideia de um grande torneio reunindo os melhores lutadores do mundo. Depois dele pudemos ver vários filmes que seguem a ideia. Inclusive Dragon Ball, com seu Tenkaichi Budoukai!

Inspiração #2: Durante a Saga Red Ribbon, Goku vai parar em uma das edificações mais famosas da série, a Torre dos Músculos! É lá que Goku conhece e fica amigo do androide n° 8, apelidado por Goku de “Oitão” (Ha-chan). Imaginem quão criativo Toriyama foi ao criar tal torre, com diferentes inimigos em cada andar, cada um com um estilo de luta diferente. Criatividade nada: foi inspirado em Bruce Lee, no filme “O jogo da Morte” (Game of Death)

No filme de Lee a Torre dos Músculos é um pagode de cinco andares, com a presença de um lutador em cada andar, sendo que no último encontraria o lutador final. Bruce Lee filmou um terço do que planejava para o filme, cenas de luta em sua maioria, morrendo antes de concluir seu filme.

Em Dragon Ball vemos a clara semelhança : em cada andar há um inimigo diferente com habilidades singulares. Na Torre dos Músculos Goku enfrenta:

- Primeiro andar: quatro capangas
- Segundo andar: Sargento Metálico
- Terceiro andar: Ninja Murasaki
- Quarto andar: Monstro Buyon
- Quinto andar: General White

A dificuldade aumenta de andar para andar, contudo General White não é o mais poderoso. Goku encontrou mais dificuldade ao enfrentar o Monstro Buyon, que “se adaptava” em relação a seu oponente, fazendo clara referência ao inimigo do último andar do filme de Bruce, que se adaptava ao oponente devido a seu estilo de luta.

O Jogo da Morte – 3° andar

  

O Jogo da Morte – 4° andar

 

O Jogo da Morte – 5° andar

 

Inspiração #3: Falando sobre estilos de luta… qual é o estilo de luta predominante em Dragon Ball? Kung fu? Talvez no começo de Dragon Ball, com o treinamento de Goku ensinado por Son Gohan, o kung fu era predominante. Podíamos ver claramente movimentos praticados pelo estilo. No decorrer da série, no entanto, os personagens parecem não seguir mais o estilo de kung fu, mas um estilo próprio, lutando de maneira diferente de adversário para adversário, o que relembra o Jeet Kune Do (O caminho de interceptar o punho) criado por Bruce Lee.

Esse “estilo” é o “estilo do sem estilo”. Segundo Lee, o lutador deveria ser igual à água:

“O lutador deve se comportar numa luta como a água – insubstancial*, flexível. E, como a água, um combate não pode ter forma definida.”

*Bruce define água como insubstancial por você não poder agarrá-la, não consegue esmurrá-la e machucá-la.

A filosofia de Bruce era de ser como a água e adaptar-se ao inimigo, sem ter um estilo definido – kung fu, karate, boxe, etc.

Quando Goku treina com Mestre Mutenroshi, vemos que Goku queria ser treinado e aprender um estilo. Mestre Kame, contudo, o treina física e mentalmente. O próprio treino proporcionado pelo sábio mestre visava preparar o corpo e a mente de seu discípulo para o combate e quando isso ocorresse, Goku certamente iria se adaptar e analisar o melhor a ser feito para poder ganhar a batalha.

 

 

Inspiração #4: Mais na metade de DBZ, os treinamentos passam a ficar totalmente pesados, principalmente com a ajuda da câmara de gravidade artificial, construída pelo Dr. Briefs, pai de Bulma e dono da Capsule Corporation. Vemos Vegeta treinando numa gravidade de 300G, realizando apoios que qualquer um diria impossíveis para humanos, se fossem realizados na nossa conhecida gravidade. Não, não impossível para Bruce Lee!

O famoso apoio de Vegeta com dois dedos (que é um dos três fundos de tela no carregamento do jogo Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3) foi baseado no apoio de dois dedos demonstrado por Bruce Lee num torneio de karatê.

 

 

Inspiração #5: Bruce também foi homenageado diretamente, assim como Jackie Chan com a identidade secreta de Mestre Mutenroshi, Jackie Chun. No primeiro movie de Dragon Ball, Shenlong no Densetsu (神龍の伝説), vemos uma rápida cena em que aparece um motorista mascarado. Tal motorista é Bruce Lee, no papel de Kato, no seriado Besouro Verde. Grande homenagem!